Notícia
Messi paga 252 mil euros para evitar 21 meses de prisão
Lionel Messi e o pai foram condenados a penas de prisão efectiva por fuga ao Fisco. Mas chegaram a acordo e vão pagar um total de 432 mil euros para evitarem a pena a que foram condenados.
O jogador do Barcelona Lionel Messi chegou a acordo em tribunal para substituir a pena de prisão a que foi condenado por uma multa. O jogador vai pagar 252 mil euros e consegue assim evitar cumprir uma pena de prisão, segundo a imprensa catalã.
Messi foi condenado por crimes de fraude fiscal, tendo sido acusado de lesar os cofres do Estado em 4,1 milhões de euros nos anos de 2007, 2008 e 2009. A sentença foi conhecida há cerca de um ano e, na altura, o tribunal condenou ainda Leo Messi ao pagamento de cerca de dois milhões de euros.
Mas o processo em causa envolvia também o seu pai, que foi condenado a 15 meses de prisão. Horacio Messi também chegou a acordo, tendo substituído a pena de prisão pelo pagamento de 180 mil euros. No ano passado, além da pena de prisão o pai de Messi foi condenado a pagar 1,5 milhões de euros.
Têm sido vários os processos a visarem jogadores e treinadores de futebol que actuaram em Espanha. E há três nomes portugueses.
O português Fábio Coentrão pagou 1,7 milhões de euros para regularizar a sua situação com o fisco espanhol, um acordo fechado esta segunda-feira, 3 de Julho. O jogador pôs assim fim ao processo que o acusava de fuga ao fisco e desvio de receitas obtidas com direitos de imagem para paraísos fiscais.
Fábio Coentrão foi acusado de defraudar o fisco espanhol em 1,29 milhões de euros através do recurso de sociedades do Panamá e da Irlanda. As suspeitas de fraude fiscal remontam aos exercícios de 2012, 2013 e 2014.
Outro jogador português que foi alvo do Fisco espanhol foi Cristiano Ronaldo, sendo suspeito de suspeito de não ter declarado em torno de 14,8 milhões de euros ao fisco espanhol entre 2011 e 2014.
Também o treinador português José Mourinho está a ser acusado de lesar o Fisco em 3,3 milhões de euros. Em causa estão dois delitos envolvendo o não pagamento de impostos sobre rendimentos auferidos entre 2011 e 2012.