Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Madeira: Já há três detidos por suspeita de corrupção, prevaricação e abuso de poder

São já três os detidos no âmbito da operação desencadeada pela Polícia Judiciária com epicentro na Madeira. O presidente da Câmara do Funchal, Pedro Calado, e Avelino Farinha, presidente da empresa AFA, são dois dos detidos, segundo o Correio da Manhã.

Sérgio Lemos / Cofina Media
24 de Janeiro de 2024 às 15:19
  • ...
Três pessoas foram esta quarta-feira detidas por suspeitas de corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio, prevaricação, abuso de poder e tráfico de influências, tendo sido executadas 130 buscas nas regiões autónomas e no continente, anunciou a Polícia Judiciária.

O presidente da Câmara do Funchal, Pedro Calado, e Avelino Farinha, presidente da empresa AFA, são dois dos detidos, segundo o Correio da Manhã.

"As diligências executadas visaram a recolha de elementos probatórios complementares, a fim de consolidar as investigações dos crimes de corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio, prevaricação, recebimento ou oferta indevidos de vantagem, abuso de poderes e tráfico de influência", lê-se numa nota divulgada pela Polícia Judiciária (PJ).

Segundo a mesma informação, no âmbito de três inquéritos dirigidos pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), foram executadas 130 buscas domiciliárias e não domiciliárias na Madeira (Funchal, Câmara de Lobos, Machico e Ribeira Brava), na Grande Lisboa (Oeiras, Linda-a-Velha, Porto Salvo, Bucelas e Lisboa), em Braga, Porto, Paredes, Aguiar da Beira e Ponta Delgada (Açores).

As detenções ocorreram fora de flagrante delito às 14:15, acrescenta a PJ, sem revelar a identidade dos detidos, nem em que locais foram efetuadas.

"Nos inquéritos referenciados investigam-se factos suscetíveis de enquadrar eventuais práticas ilícitas, conexas com a adjudicação de contratos públicos de aquisição de bens e serviços, em troca de financiamento de atividade privada; suspeitas de patrocínio de atividade privada tendo por contrapartida o apoio e intervenção na adjudicação de procedimentos concursais a sociedades comerciais determinadas; a adjudicação de contratos públicos de empreitadas de obras de construção civil, em benefício ilegítimo de concretas sociedades comerciais e em prejuízo dos restantes concorrentes, com grave deturpação das regras de contratação pública, em troca do financiamento de atividade de natureza política e de despesas pessoais", explica a Polícia Judiciária.

Desde cedo que uma operação judicial decorre na Madeira mas também nos Açores, Lisboa, Braga, Guarda e Coimbra. O Correio da Manhã indica que as buscas visam prioritariamente o Governo Regional da Madeira e o próprio presidente, Miguel Albuquerque, do PSD, cuja casa também foi alvo de buscas segundo a CNN
Ver comentários
Saber mais Madeira buscas corrupção Miguel Albuquerque Pedro Calado Avelino Farinha detenções
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio