Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ex-chefe de gabinete de Miguel Macedo interferiu nos vistos gold

Ex-presidente do SEF recebeu vários pedidos de agilização, de vistos gold a passaportes. Um deles foi do ex-chefe de gabinete do ex-ministro Miguel Macedo. Paulo Portas será ouvido esta quinta-feira no Parlamento.

Negócios 20 de Novembro de 2014 às 09:07
  • ...

Durante o ano em que praticamente esteve sob escuta, Manuel Palos, ex-director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, recebeu vários pedidos de agilização de vistos gold a passaportes. Os telefonemas vinham de políticos, magistrados e altos quadros do Estado. Entre eles, o ex-chefe de gabinete de Miguel Macedo, que quis agilizar a emissão de dois vistos gold a investigadores da Fundação Champalimaud, adianta o Diário de Notícias.

 

Segundo a edição desta quinta-feira do jornal diário, Manuel Palos recebeu vários pedidos de favores e a todos respondeu afirmativamente, agilizando a situação. Os telefonemas chegavam de vários quadrantes, de políticos a magistrados, e para situações muito distintas. José Prior Regalado, ex-chefe de gabinete do ministro Miguel Macedo, foi interceptado numa dessas escutas, para pedir para que fossem apressados dois vistos gold para investigadores da Fundação Champalimaud.

 

Manuel Palos terá sido confrontado com a escuta durante as inquirições a que esteve sujeito, e confirmou que acedeu ao pedido do ex-chefe de gabinete do ministro. O argumento é de que, vindo o pedido de onde vinha, ele apenas tinha de lhe dar seguimento.

 

Já José Prior Regalado, em declarações ao Diário de Notícias, afirma que recebeu uma queixa da Fundação Champalimaud e que, como faz com todas as queixas recebidas de qualquer entidade ou cidadão, limitou-se a pedir esclarecimentos ao SEF.

 

Já o Correio da Manhã adianta esta quinta-feira que António Figueiredo, ex-presidente do Instituto de Registos e Notariado e suspeito de ser o cabecilha do esquema de corrupção, telefonou ao presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Luis Vaz das Neves, nas vésperas de ser detido, para se queixar do rumo do processo. Embora o telefonema tenha sido inconsequente, as escutas constam do processo por se considerar que ilustram uma das várias tentativas de condicionamento da justiça que António Figueiredo tentou fazer.

 

Antes disso, o ex-presidente do IRN tinha pedido ao juiz Horário Pinto, director do SIS, para despistar escutas no seu gabinete, uma solicitação que foi atendida e que acabou por colocar a o lugar de Horácio Pinto em causa.

 

Esta quinta-feira, o vice-primeiro ministro Paulo Portas, e responsável pela introdução dos vistos gold em Portugal, irá ao Parlamento prestar declarações

Ver comentários
Saber mais Corrupção vistos gold Angola China Administração Pública Justiça Miguel Macedo Paulo Portas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio