Notícia
Imposto sobre o património rende no máximo 190 milhões
O valor total dos imóveis detidos por 8.618 famílias ascende a 19 mil milhões de euros, pelo que a aplicação de uma taxa de 1% renderá aos cofres do Estado um máximo de 190 milhões de euros, noticiou a TSF.
O novo imposto sobre o património pode render no máximo 190 milhões de euros, de acordo com os cálculos da TSF, que têm em conta a base de incidência do novo imposto, de 19 mil milhões de euros.
Este valor é o máximo que pode ser encaixado pelo Estado, já que a taxa que está em cima da mesa é de 1% mas, de acordo com a mesma fonte, até poderá ser mais baixa.
Tal como o Diário de Notícias já tinha avançado esta quarta-feira, são 8.618 as famílias que detêm imóveis com um Valor Patrimonial Tributário (VPT) acima de 1 milhão de euros. E estes imóveis, que deverão ser abrangidos pelo novo imposto, estão avaliados num total de 19 mil milhões de euros.
De acordo com a TSF a taxa em cima da mesa no grupo de trabalho do PS e Bloco de Esquerda, que ainda está a ser discutida, não vai ultrapassar o tecto de 1%. O valor final da taxa poderá, no entanto, ser mais baixo, o que significaria uma receita também menor do que os 190 milhões de euros.
Segundo a Autoridade Tributária, são 26.212 os proprietários com VPT total situado entre 500 mil euros e 750 mil euros. No escalão que vai dos 750 mil euros ao 1 milhão, há 8.658 particulares.