Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Há 834.104 famílias com filhos candidatas a desconto no IMI

O IMI familiar entra no segundo ano de existência, com ligeiras adaptações. Cabe às autarquias decidirem se dão ou não desconto aos seus moradores. Os candidatos ascendem a 834 mil, segundo números avançados pelas Finanças ao DN.

Manuel Machado é o presidente da Câmara de Coimbra e lidera também a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), principal órgão representativo dos presidentes das câmaras municipais.
Pedro Elias
Negócios 21 de Setembro de 2016 às 11:18
  • ...

Se, por hipótese, todas as autarquias resolvessem conceder um desconto no IMI às famílias que têm casa própria e filhos, para o ano, haveria cerca de 830 mil a beneficiar do alívio fiscal. Isto, em teoria, porque, na prática, há autarcas que se recusam a ver reduzir as suas receitas fiscais.

 

As taxas de IMI e os descontos que são dados aos senhorios e aos proprietários com filhos começam a ser decididas por estes meses um pouco por todo o país.

 

Depois de terem passado vários anos colados às taxas máximas permitidas por Lei, nos tempos mais recentes, os autarcas têm mostrado maior sensibilidade fiscal e vêm reduzindo o imposto e aceitando as suas modulações.

A possibilidade de conceder um desagravamento no imposto em função do número de filhos entrou em vigor em 2015/2016 e, logo no ano de arranque, foi aproveitada por cerca de 220 autarquias, entre 320 de todo o país. Lisboa, por exemplo, deu desconto no IMI familiar a 33 mil famílias, mas no Porto, Rui Moreira recusou-se, alegando que perderia 1,3 milhões de euros em receita.

 

Para 2016/2017, está ainda tudo em aberto, mas conhece-se de antemão o universo potencial de famílias que têm casa própria, filhos, e que poderiam sair beneficiadas. Segundo números avançados pelo Ministério das Finanças ao Diário de Notícias e ao Jornal de Notícias, ao todo, há 834.107 famílias elegíveis, a maioria das quais com apenas um dependente.

 

O valor do desconto passará este ano a ser fixo, em vez de ser percentual, como no ano de arranque. Assim, um filho dá direito a um desconto de 20 euros, dois de 40 euros e três ou mais dependentes valem 70 euros. 

Novidade também é a taxa máxima, que, também por proposta do BE e do PCP, baixará para 0,45%

As decisões das câmaras em matéria de impostos que estão ao seu dispor, têm de ser aprovadas pelas Assembleias Municipais e comunicadas ao Fisco até 30 de Novembro.

Além do IMI, as autarquias também têm liberdade de conceder descontos na derrama sobre o IRC e no IRS. 

Ver comentários
Saber mais IMI familiar autarquias
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio