Notícia
Fisco fez raide a 1.000 lojas e restaurantes
Cerca de 400 inspectores estiveram esta terça-feira no terreno a verificar a facturação dos comerciantes. Fisco avisa que haverá mais acções.
Cerca de mil comerciantes e restaurantes foram esta terça-feira visitados por equipas de 400 inspectores para verificar o cumprimento das regras de facturação, segundo um comunicado enviado pelo Ministério das Finanças às redacções.
Ao todo, participaram nas acções inspectivas 400 efectivos da AT (Autoridade Tributária), PSP, Autoridade para as Condições do Trabalho, ASAE, Instituto da Segurança Social e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.
Estas actividades de controlo são "indispensáveis para detectar, dissuadir e penalizar situações de incumprimento voluntário, tendo um significativo efeito dissuasor e pedagógico sobre os contribuintes", diz o gabinete de Fernando Rocha Andrade.
O comunicado não informa sobre o tipo de irregularidades detectadas, dizendo apenas que estas acções deram lugar à instauração de 125 autos de notícia.
Segundo o comunicado, esta é mais uma entre várias acções que têm vindo a ser desenvolvidas nos últimos meses, no âmbito dos planos de controlo do facturação.
O Negócios perguntou ao Ministério das Finanças qual o resultado prático dessas acções passadas, em termos de recuperação de impostos, encontrando-se a aguardar resposta sobre o seu efeito prático.