Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fisco já reembolsou quase 230 milhões de euros em IRS

Cerca de 210 mil contribuintes já receberam, ou estão para receber, o reembolso de IRS. Segundo dados do Ministério das Finanças, o reembolso médio ronda os 1.095 euros. Contas feitas, são quase 230 milhões de euros já reembolsados. Já foram submetidas quase três milhões de declarações de IRS.

Vítor Mota
05 de Maio de 2020 às 09:06
  • ...
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) reembolsou já perto de 230 milhões de euros de IRS, num total de 210 mil contribuintes, segundo dados do Ministério das Finanças ao Negócios. 

Até ao final de segunda-feira, 4 de maio, depois de um mês da campanha de IRS, cerca de 210 mil pessoas já tinham recebido "ou estão para receber em breve" o seu reembolso.

Segundo o Ministério das Finanças, o reembolso médio ronda, neste momento, os 1.095 euros. Isto significa que o Fisco já reembolsou perto de 230 milhões de euros.

Este ano, tal como escreveu o Negócios na semana passada, os reembolsos devem ser 10% mais baixos do que no ano passado. Além disso, os reembolsos chegam com atraso. Com a pandemia do novo coronavírus, só a 21 de abril é que as Finanças deram ordem de pagamento dos reembolsos, quando em anos anteriores isso aconteceu pelo menos uma semana mais cedo, atrasando a devolução aos contribuintes.

A campanha de IRS prolonga-se até 30 de junho, mas ao contrário do que aconteceu no passado, e devido às limitações da covid-19, as Finanças comprometeram-se apenas com "os prazos legais", que impõem a conclusão dos reembolsos até 31 de agosto.

Quase 3 milhões já entregaram a declaração de IRS

Com um mês da campanha de IRS já concluído, já foram entregues quase três milhões de declarações.

Segundo os dados da AT, contabilizados até à madrugada desta segunda-feira, 5 de maio, foram submetidas 2.997.269 declarações de IRS. Comparando com o ano passado, isto significa que já mais de metade (51,4%) dos contribuintes entregaram a sua declaração. 

A campanha para a entrega da declaração de IRS 2020 (referente aos rendimentos auferidos em 2019) termina a 30 de junho. 

Ver comentários
Saber mais IRS Autoridade Tributária e Aduaneira Ministério das Finanças Fisco orçamento do estado e impostos economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio