Notícia
António Costa reúne-se com sindicato do Fisco
O secretário-geral do Partido Socialista reúne-se esta quinta-feira com o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI). Reivindicações laborais e questões de política fiscal estarão na ordem de trabalhos.
António Costa, secretário-geral do PS, reúne-se esta quinta-feira com o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI). O encontro terá lugar no Largo do Rato e terá como pano de fundo as reivindicações laborais dos funcionários do fisco, bem como algumas propostas que o sindicato vem fazendo em matéria de política fiscal.
A informação foi avançada ao Negócios por fonte oficial do STI, que enquadra este encontro no ciclo de audiências que o sindicato pediu aos diversos partidos com representação na Assembleia da República.
Em cima da mesa de trabalhos com o líder do PS estarão questões como a revisão integrada das carreiras dos trabalhadores dos impostos e das alfândegas, uma pretensão que faz parte do caderno reivindicativo desde que as duas estruturas foram fundidas, mas sem que se tenham registado avanços. A falta de pessoal deverá ser outro dos tópicos a abordar por Paulo Ralha, presidente do STI, e pela sua equipa, um problema que o STI reclama que se agravou com o início do estágio para inspectores, onde muitos dos candidatos são oriundos dos serviços de finanças.
Em matéria de política fiscal, o sindicato deverá reiterar algumas das propostas que já fez chegar à Assembleia da República, e que passam, por exemplo, por impedir que o Fisco possa penhorar a casa de habitação própria dos contribuintes para reaverem dívidas fiscais, adiantou a mesma fonte ao Negócios.