Notícia
Recibos verdes no Estado sobem para máximos históricos
O número de prestações de serviços no Estado subiu 16% entre dezembro e junho e 9% em termos homólogos, segundo dados oficiais divulgados esta terça-feira. Nunca foi tão alto com em junho de 2023, de acordo com a série que começa em 2011.
O número de recibos verdes no Estado subiu no final de junho para 18,7 mil, o valor mais alto registado na série que começa em 2011.
Os dados divulgados pela Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) mostram uma subida de 16% num semestre e de 9% em termos homólogos.
Em comparação com junho do ano anterior, a subida deu-se nas duas modalidades, sendo mais acentuada na modalidade "avença" (9,5%) do que "tarefa" (8,9%).
O relatório que acompanha a divulgação de dados não explica o aumento que é registado por comparação às prestações de serviço que existem no final de cada semestre, referindo antes que os contratos de prestações de serviços, no primeiro semestre de 2023, foram celebrados maioritariamente (60,1%) na modalidade de tarefa.
A subida foi no entanto mais pronunciada na administração central (+11%).
O Ministério do Trabalho, que é dos que tem mais contratos de prestação de serviços, foi o que deu o maior contributo em termos absolutos para a subida homóloga (mais 715 para um total de 6.530 prestações de serviço no final de junho deste ano).
Já em termos percentuais, é na Justiça que o número mais cresce (26% em termos homólogos) embora para um total de 1.087.