Notícia
Candidaturas ao curso que dá emprego no Estado abrem no sábado
O INA vai abrir as candidaturas às 200 vagas do CEAGP no próximo sábado. O curso implica o pagamento de uma propina de cinco mil euros mas pode garantir um emprego no Estado.
As candidaturas às 200 vagas do curso que dá depois acesso a um emprego no Estado vão abrir no próximo sábado, segundo explicou ao Negócios fonte oficial da Direcção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA).
As candidaturas estarão abertas durante dez dias úteis. Podem concorrer as pessoas com licenciatura, sendo a formalização da candidatura feita através da internet.
A selecção é feita através de uma prova escrita de conhecimentos (que vale 60%) – que avalia matérias como o regime de gestão de recursos humanos do Estado, o regime da contratação pública, ou contabilidade pública, entre outros - e por uma entrevista de selecção (que vale 40%). Os candidatos têm de ter mais de 12 valores nas duas provas para serem seleccionados.
Em edições anteriores, a frequência do curso implicou o pagamento de uma propina de 5 mil euros. Mesmo assim, no ano passado, houve mais de mil candidatos para 100 vagas, num aumento de 30% face ao ano anterior. Este ano, o número de vagas duplica.
Se os alunos concluírem o curso com pelo menos 12 valores conseguem um contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado, sendo distribuídos pelas entidades que foram previamente definidas pelo Governo.