Notícia
Pedro Nuno Santos faz “declaração ao país” sobre Orçamento às 20:00
Comunicado indica que declaração será “a propósito do Orçamento do Estado para 2025". O PS tinha anunciado que tomaria decisão sobre o sentido de voto na próxima segunda-feira.
O secretário-geral do PS vai fazer uma declaração ao país sobre o Orçamento do Estado para 2025, de acordo com um curto comunicado enviado esta tarde às redações.
"O secretário-geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, faz hoje às 20:00, uma declaração ao país, na sede nacional do PS, a propósito do Orçamento do Estado para 2025", refere a nota.
Até agora e depois de várias propostas e contrapropostas negociadas com o Governo, o líder socialista sempre recusou desvendar o sentido de voto do Partido Socialista na generalidade, que está agendada para o dia 31 de outubro.
No passado dia 15, e segundo a agência Lusa, a Comissão Política do PS iria decidir o sentido de voto na segunda-feira, 21 de outubro. Na convocatória aos membros do órgão deliberativo do partido, Pedro Nuno inscreveu como única ordem de trabalhos "deliberar sobre a proposta do secretário-geral quanto à votação no OE 2025". A decisão seria assim conhecida depois do Congresso do PSD que decorre no fim de semana.
Nos últimos dias, os partidos foram anunciando o sentido de voto no OE 2025. O Chega anunciou o voto contra, deixando nas mãos dos 78 deputados do PS a viabilização do documento.
O Bloco de Esquerda e o PCP também vão votar contra e a Iniciativa Liberal está entre o chumbo e a abstenção.
(Notícia atualizada às 18:40 com mais informação)