Notícia
Passos destaca revisão em alta do crescimento de 2015
O ex-primeiro-ministro reagiu aos números do défice e do PIB deste ano, divulgados hoje pelo INE, realçando que o actual Governo beneficiou dos resultados do Executivo anterior, por si liderado.
O líder do PSD desvalorizou esta sexta-feira os dados do défice e do PIB divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), realçando antes que a revisão em alta do crescimento económico de 2015 mostra que o actual Governo beneficiou dos resultados deixados pelo Executivo anterior, por si liderado.
O PIB vai "confortavelmente a ficar estabelecido em torno de 2,5%, que é um valor de que tenho falado", disse Passos Coelho aos jornalistas, à margem de uma visita na zona de Alcobaça.
Passos Coelho preferiu depois realçar outro dado também hoje divulgado pelo INE. Os dados, "do ponto de vista do crescimento não trouxeram nenhuma novidade para este ano", referiu. "Curiosamente o que nos é revelado pelo INE é que o ano de 2015 foi anda razoavelmente e melhor do que se sabia."
A economia cresceu 1,8% e não 1,6% "como até há pouco se acreditava" e, por isso, "o desempenho em 2015 foi ainda mais robusto e forte e deu ajuda para 2016", sustentou.
O desempenho de 2016 "acabou por ter um efeito induzido pelo crescimento do ano anterior", acrescentou.
O actual Governo liderado por António Costa tomou posse a 26 de Novembro de 2015. Até lá foi Passos Coelho que esteve na liderança do Executivo.
Segundo dados do INE, o PIB cresceu 3% no segundo trimestre deste ano face ao período homólogo, o que constitui uma revisão em alta face ao valor anterior que apontava para 2,9%.
Os resultados finais das contas nacionais anuais em 2015, também divulgados hoje, indicam que a economia cresceu 1,8% naquele ano, o dobro do ano anterior.