Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Passos destaca revisão em alta do crescimento de 2015

O ex-primeiro-ministro reagiu aos números do défice e do PIB deste ano, divulgados hoje pelo INE, realçando que o actual Governo beneficiou dos resultados do Executivo anterior, por si liderado.

Miguel Baltazar
  • 9
  • ...

O líder do PSD desvalorizou esta sexta-feira os dados do défice e do PIB divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), realçando antes que a revisão em alta do crescimento económico de 2015 mostra que o actual Governo beneficiou dos resultados deixados pelo Executivo anterior, por si liderado. 

O PIB vai "confortavelmente a ficar estabelecido em torno de 2,5%, que é um valor de que tenho falado", disse Passos Coelho aos jornalistas, à margem de uma visita na zona de Alcobaça.

"Estamos mais ou menos à espera", afirmou, acrescentando ser "perfeitamente plausível, a menos que alguma coisa não corra bem no final do ano mas não é expectável". 

Passos Coelho preferiu depois realçar outro dado também hoje divulgado pelo INE. Os dados, "do ponto de vista do crescimento não trouxeram nenhuma novidade para este ano", referiu. "Curiosamente o que nos é revelado pelo INE é que o ano de 2015 foi anda razoavelmente e melhor do que se sabia." 

A economia cresceu 1,8% e não 1,6% "como até há pouco se acreditava" e, por isso, "o desempenho em 2015 foi ainda mais robusto e forte e deu ajuda para 2016", sustentou.

O desempenho de 2016 "acabou por ter um efeito induzido pelo crescimento do ano anterior", acrescentou. 

O actual Governo liderado por António Costa tomou posse a 26 de Novembro de 2015. Até lá foi Passos Coelho que esteve na liderança do Executivo.

Segundo dados do INE, o PIB cresceu 3% no segundo trimestre deste ano face ao período homólogo, o que constitui uma revisão em alta face ao valor anterior que apontava para 2,9%. 

Os resultados finais das contas nacionais anuais em 2015, também divulgados hoje, indicam que a economia cresceu 1,8% naquele ano, o dobro do ano anterior.

Ver comentários
Saber mais Passos Coelho PSD défice PIB
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio