Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OE 2023 "é de empobrecimento", acusa PSD. Costa diz que país cresce mais com governos PS

PSD acusou Governo de prosseguir com uma "política de empobrecimento" e "estagnação económica" do país com o Orçamento do Estado para 2023, que "tira poder de compra" às famílias. Desde 2015, o país cresceu em média 2,8% ao ano, garante Costa.

  • 3
  • ...
O primeiro-ministro, António Costa, recusou esta quarta-feira as críticas do PSD de que o Orçamento do Estado para o próximo ano (OE 2023) prossegue uma "trajetória de empobrecimento do país" e assegurou que Portugal cresceu mais com governos liderados pelo Partido Socialista do que em governos social-democratas.

"Desde 2015 até 2019, cresceu em média 2,8% ao ano, sete vezes mais do que nos anos anteriores e, pela primeira vez desde 2016, recomeçámos a aproximarmo-nos dos países mais desenvolvidos da UE", começou por referir António Costa, no debate do Orçamento do Estado para o próximo ano, na Assembleia da República. 

E atirou à bancada do PSD: "Em cada período de governação do PS crescemos mais do que em cada Governo do PSD e agora também vamos crescer mais".

O primeiro-ministro respondia assim ao líder da bancada parlamentar do PSD, Joaquim Miranda Sarmento, que acusou o Governo de prosseguir com uma "política de empobrecimento" do país com este Orçamento do Estado, que "tira poder de compra" aos pensionistas, famílias do setor privado e a um "quinto dos funcionários públicos". 

Além disso, Miranda Sarmento insistiu na ideia de que as projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) apontam para que, de 2022 a 2027, Portugal tenha "o pior desempenho" da Zona Euro no que toca ao crescimento. "Este é um Orçamento que continua a estagnação económica", disse, antes de desafiar António Costa a explicar "que ambição tem este OE para combater empobrecimento e estagnação económica". 
Ver comentários
Saber mais PSD empobrecimento Parlamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio