Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OE 2022: Além de PAN e Livre, Governo chama PSD Madeira e IL às negociações

Além do PAN e do Livre, que se abstiveram na votação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2022, os ministros Fernando Medina e Ana Catarina Mendes também vão encontrar-se com a Iniciativa Liberal e PSD Madeira, por terem mostrado abertura para negociar. Reuniões são todas hoje e de cerca de 30 minutos cada.

António Cotrim
11 de Maio de 2022 às 14:05
  • ...

O Governo vai reunir-se nesta quarta-feira com os deputados do PAN, Livre, PSD-Madeira e Iniciativa Liberal, que mostraram disponibilidade para negociar a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2022 na especialidade. 

O ministro das Finanças, Fernando Medina, e a ministra dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, vão encontrar-se esta tarde com deputados destes quatro partidos, em reuniões de 30 minutos cada, disse ao Negócios fonte do Governo.

Contactadas pelo Negócios, fontes oficiais do PCP e do Bloco de Esquerda disseram que não foram convidadas pelo Governo para reunir no âmbito da discussão na especialidade da proposta de OE 2022. 

As reuniões ocorrem numa altura em que decorre a discussão na especialidade da proposta de OE, sendo que está agendada a entrega de propostas de alteração ao documento até ao final do dia desta sexta-feira, 13 de maio.


Segundo fonte do PAN, a reunião com a deputada única Inês Sousa Real, que está marcada para as 14 horas, foi agendada a pedido do Governo, no âmbito das negociações das medidas de especialidade. Não foram dadas mais indicações ao partido.

Recorde-se que a proposta de OE para este ano foi aprovada na generalidade, apenas com os votos do PS, que tem a maioria absoluta dos deputados no Parlamento.

Ainda assim, PAN e Livre abstiveram-se, fazendo depender o voto final do acolhimento pelo Governo de propostas na especialidade. No entanto, embora tenham votado contra, os deputados da IL e do PSD-Madeira mostraram abertura ao Governo para negociar o documento, sabe o Negócios.


O deputado único do Livre, Rui Tavares, quer que o Governo assuma compromissos para fazer face "à crise social, económica e climática" que, considera, decorrem da subida de preços.


Já Inês Sousa Real absteve-se por considerar que o documento já tem "uma marca PAN". Ainda assim, a deputada única do PAN disse esperar ter do Governo abertura para "melhorar a proposta" na fase da especialidade.


No final do debate, e apesar do voto contra, a deputada da IL Carla Castro disse que ainda havia tempo para melhorar o orçamento.


Por outro lado, e segundo a RTP, esta semana, numa audição no Parlametno sobre a proposta de OE, o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes, prometeu alterações ao subsídio de mobilidade, respondendo a questões deputada do PSD Madeira, Patrícia Dantas, mostrando, assim, abertura para negociar.

(Notícia atualizada às 15:50 para acrescentar que PCP e Bloco de Esquerda não foram convidados para as reuniões com o Governo)
Ver comentários
Saber mais OE Iniciativa Liberal PAN Livre PSD Madeira PSD-Madeira Governo IL PS política economia negócios e finanças orçamento do estado e impostos parlamento ministro das Finanças Fernando Medina Governo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio