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Investimento na ferrovia e transportes públicos sobe 23% em 2024

O Governo estima em mais de 1,3 mil milhões de euros o investimento a realizar no próximo ano nos projetos do Ferrovia 2020, na expansão das redes dos metros e na aquisição de frota.

O projeto de alta velocidade em Portugal vai dar o pontapé de saída este ano com o lançamento do primeiro concurso.
João Cortesão
10 de Outubro de 2023 às 16:19
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A proposta de Orçamento do Estado para 2024 prevê um investimento na ferrovia e na expansão das redes de transportes públicos de 1.344 milhões de euros. Um montante que supera em 210% os 433 milhões destinados a estas áreas em 2022 e em 23% os 1.091 milhões de 2023.

De acordo com o documento, para o Ferrovia 2020 estão previstos no próximo ano 422 milhões de euros de investimento, dos quais 128 milhões para o corredor internacional sul e 105 milhões para o corredor internacional norte.

Já para a expansão das redes dos metros de Lisboa e Porto e do sistema de mobilidade do Mondego, o orçamento do próximo ano prevê um investimento de 717 milhões de euros, mais 56% do que em 2023.

Para a aquisição de frota estão previstos 205 milhões de euros, dos quais 99 milhões para a CP, 30 milhões para a Transtejo, 29 milhões para o Metro de Lisboa, 5 milhões para o Metro do Porto e 42 milhões para o material circulante do Mondego.

Alta velocidade em contratação em 2024

Relativamente à ferrovia, o Governo refere que no próximo ano "dar-se-á seguimento ao ambicioso programa de investimentos na requalificação e modernização da rede ferroviária nacional, alicerçada na conclusão dos empreendimentos do programa de investimentos Ferrovia 2020 e no desenvolvimento das iniciativas contempladas no Programa Nacional de Investimentos 2030".

Entre as principais intervenções em curso destaca estar em fase adiantada de concretização a modernização da Linha da Beira Alta, a construção da nova Linha do Alentejo, que liga Évora a Elvas, a modernização da Linha do Norte entre Espinho e Gaia, a modernização da Linha de Sines, a modernização da Linha de Cascais e a eletrificação das Linhas do Oeste e do Algarve. Em 2024 prevê-se também a continuidade da modernização da Linha do Douro, com o início dos trabalhos no troço Marco/Régua.

O Executivo salienta ainda que será dada continuidade ao projeto relativo à nova linha de alta velocidade Porto–Lisboa, "com a conclusão de estudos e projetos, e com o desenvolvimento, já no ano de 2024, de procedimentos de contratação pública associados à fase de obra".


O Governo diz ainda que o Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) irá iniciar a primeira fase da operação em 2024.

E que no próximo ano a CP "pretende dar início ao fabrico de até 117 novas automotoras elétricas (até 62 para os serviços urbanos de Lisboa e do Porto e até 55 para os serviços regionais)".


Além de pretender dar continuidade à reabilitação do material circulante, o Governo diz ainda prever "a realização do projeto denominado ‘Comboio Português’, mediante fabrico de um protótipo de comboio de produção nacional, com vista a aferir da sua viabilidade comercial, projeto este financiado por fundos europeus".

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