Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo aceita antecipar aumento extraordinário de pensões

O primeiro-ministro recebeu este domingo o Bloco de Esquerda e o PCP em São Bento para acertar detalhes sobre o Orçamento e aceitou um aumento extraordinário das pensões seguir à entrada em vigor do OE 2020, avançou o Observador.

CHRISTIAN HARTMANN
02 de Fevereiro de 2020 às 23:03
  • ...

António Costa recebeu este domingo representantes do PCP e do Bloco de Esquerda, em reuniões separadas, para acertar os últimos detalhes para a votação na especialidade do Orçamento do Estado, que começa esta segunda-feira, e "um dos pontos que ficou acertado foi a existência de um aumento extraordinário das pensões logo no mês a seguir à entrada em vigor do Orçamento do Estado", diz o Observador. Ou seja, em março.

 

"É uma cedência do Governo, que tinha essa medida prevista apenas para agosto, através de uma proposta de alteração apresentada pelo PS", sublinha a publicação online.

 

O PS pretende que o aumento extraordinário de pensões seja de 10 ou de 6 euros, tal como em anos anteriores, e visava que só fosse pago a partir de agosto, o que reduziria o seu impacto orçamental em 2020.

Em causa está um complemento até 10 euros para os pensionistas cujo montante global de pensões seja igual ou inferior a 1,5 vezes o valor do indexante dos apoios sociais, ou apenas 6 euros se estiverem em causa as pensões sociais e rurais e o primeiro escalão das pensões mínimas – que foram atualizadas durante o programa de ajustamento e que são também as mais baixas.

 

Segundo apurou o Observador, os socialistas vão aceitar, no debate na especialidade, as propostas de PCP e BE que defendem que estes aumentos entrem em vigor com o Orçamento.

Ver comentários
Saber mais António Costa Bloco de Esquerda PCP PS política orçamento do estado e impostos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio