Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

É quase certo que em 2019 já não há défice. Falta o quase

É cada vez mais provável que as contas do ano passado já tenham sido ligeiramente positivas, com um pequeno excedente que permitirá arredondar o saldo orçamental a 0% do PIB. Mas ainda há incertezas que justificam que Centeno adie a boa nova.

Mário Centeno, ministro das Finanças, partiu para o OE 2020 assumindo que em 2019 as contas registariam um défice de 0,1% do PIB.
Mário Centeno, ministro das Finanças, partiu para o OE 2020 assumindo que em 2019 as contas registariam um défice de 0,1% do PIB. António Pedro Santos/EPA
11 de Fevereiro de 2020 às 09:00
  • Partilhar artigo
  • 3
  • ...

A expectativa de que 2019 tenha sido o primeiro ano de excedente orçamental – ou de contas públicas basicamente equilibradas, com um excedente muito pequeno – ganha cada vez mais força. Ao que o Negócios apurou, os peritos das Finanças admitem essa hipótese como cada vez mais provável. Mas continuam a existir elementos de dúvida que ainda impedem o Governo de assumir que não houve défice.

...

Ver comentários
Saber mais Institute of Public Policy IPP Governo PIB INE Litoral Douro IVA macroeconomia orçamento défice finanças contas públicas mário centeno
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio