Notícia
Centeno: Este Orçamento “prossegue o caminho de rigor e equilíbrio”
Mário Centeno salientou que este “orçamento permite continuar a cumprir o contrato de confiança com os portugueses e todos os compromissos internacionais”.
O ministro das Finanças, Mário Centeno, apresentou "o quarto orçamento desta legislatura", que "prossegue o caminho do rigor e do equilíbrio das contas públicas", sublinhou o responsável à saída do encontro com o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, que marcou a entrega do documento no Parlamento.
O Orçamento do Estado de 2019 conta com um défice de 0,2% do produto interno bruto (PIB), "que permite sustentar a descida da dívida pública. É um OE que aposta em áreas muito importantes, como os transportes, a habitação, a cultura, a ciência", salientou o ministro.
"É um Orçamento que permite continuar a cumprir o contrato de confiança com os portugueses e todos os compromissos internacionais", acrescentou o responsável.
O ministro das Finanças não quis entrar em pormenores sobre o documento entregue, remetendo para terça-feira de manhã, mais explicações sobre as medidas incluídas no Orçamento do Estado para 2019.
Questionado sobre se o atraso na entrega do Orçamento – que só aconteceu minutos antes do fim do prazo – foi provocado por negociações de última hora, Centeno rejeitou este cenário. "É um processo, do ponto de vista técnico, exigente que é feito com minucia. Fazemo-lo com grande rigor", ainda que os orçamentos sejam "sempre" resultado de negociações.