Notícia
Câmaras pagam 90 milhões a fornecedores
Pagamentos foram efectuados no âmbito do Programa de Apoio à Economia Local.
Nos dois primeiros meses do ano as autarquias regularizaram 90,1 milhões de euros de dívidas em atraso ao abrigo do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL).
Os dados foram revelados esta sexta-feira, 22 de Março, pela Direcção-Geral do Orçamento no âmbito da síntese mensal de execução orçamental, com dados referentes aos dois primeiros meses de 2013.
“A despesa com a aquisição de bens e serviços correntes e com a aquisição de bens de capital inclui a liquidação de pagamentos efectuados no âmbito do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) para regularização de dívidas dos municípios a fornecedores que, até Fevereiro, ascendeu a 90,1 milhões de euros”, lê-se no documento.
O saldo orçamental da administração local, para o 308 municípios, foi negativo em 47,4 milhões de euros, segundo estimativas da DGO a partir das 266 câmaras que reportaram dados.
“Excluindo o efeito da regularização de dívidas a fornecedores, no âmbito do PAEL, apura-se um saldo de 42,7 milhões de euros que compara com 44,5 milhões de euros registados no período homólogo”, esclarece o Ministério das Finanças, que estima um aumento de receitas e despesas de 6,2% e 4,2% respectivamente.