Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Rui Moreira diz que défice tem sido controlado com sacrifício do investimento

Admitindo que Portugal vive um "período de algum optimismo", o autarca do Porto disse que "alguma coisa não está a correr bem" quando se vê que o défice está a diminuir "sem crescimento".

02 de Fevereiro de 2017 às 16:01
  • ...
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, considerou hoje que o país tem "tentado controlar o défice a níveis razoáveis" com o sacrifício do investimento.

"Os números do investimento, quer público quer privado, são preocupantes", disse Rui Moreira esta manhã, na 3.ª edição do ECO Talks, que decorreu pela primeira vez no Porto.

Admitindo que Portugal vive um "período de algum optimismo", o autarca disse que "alguma coisa não está a correr bem" quando se vê que o défice está a diminuir "sem crescimento".

Rui Moreira considerou também que "há estratégia" em "alguns sectores do Governo", designadamente no da economia, contudo, "resta saber se com a actual composição do parlamento essa muleta [BE e PCP] não vai partir no momento da aplicação da estratégia".

O caso da descida da Taxa Social Única (TSU), disse, é exemplo de como "as canadianas do Governo só funcionam para algumas coisas".

Rui Moreira questionou mesmo se "esta improvável aliança consegue levar a cabo a estratégia do Governo", adiantando, contudo, que o primeiro-ministro, António Costa, "é um mestre da táctica e tem com ele alguns estrategas".

O autarca do Porto disse ver "com moderado optimismo e algumas nuvens de preocupação" o actual estado do país, considerando que, quer na Europa como no mundo, as mudanças são visíveis e Portugal, sendo um país endividado, poderá sofrer mais.

Já quando questionado sobre a venda do Novo Banco, Moreira afirmou que "só deve ser vendido se houver uma justa contrapartida".

"A não ser assim, valia mais a pena mantê-lo na esfera pública", disse, "o país não está em saldo e portanto se não se encontra comprador nesta fase mas vale nacionalizar, que depois pode seguir para uma privatização".
Ver comentários
Saber mais Rui Moreira Portugal Governo Taxa Social Única António Costa Porto Europa Novo Banco economia negócios e finanças governo (sistema)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio