Notícia
Ministro da Economia desvaloriza subida da dívida pública
O ministro da Economia desvaloriza a subida da dívida pública, explicando que esta "evoluiu dentro de um padrão" e que está "em linha" com o crescimento nominal.
01 de Agosto de 2016 às 17:07
O Banco de Portugal revelou esta segunda-feira, 1 de Agosto, que a dívida pública portuguesa voltou a aumentar, em Junho, atingindo um novo máximo histórico.
A dívida pública portuguesa, na óptica de Maastricht, ascendeu a 240.019 milhões de euros, em Junho, um aumento de 3,75%, ou 8.674 milhões de euros, face ao nível observado no final do ano passado. Quando comparado com o mês anterior, o aumento é de 1%, ou 2.402 milhões de euros.
Para o ministro da Economia o "importante" é que a dívida pública "cresça menos" do que a economia e que haja "contenção" nas contas públicas. "O mais importante é garantir que há uma trajectória de crescimento da economia e de contenção nas contas públicas", que garanta "um controlo do endividamento e uma redução do rácio de endividamento". "É isso que está previsto para esta legislatura", acrescentou.