Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"Empresas e famílias correm risco de ficar marcadas" se Portugal se isolar da Europa nas moratórias

O aviso é do ministro das Finanças, João Leão, que está a ser ouvido esta terça-feira no Parlamento. O ministro elogiou o facto de PS e PSD estarem de acordo na necessidade de seguir as orientações da Autoridade Bancária Europeia.

Manuel de Almeida / Lusa
  • 2
  • ...
Se Portugal mantivesse as moratórias da banca para lá do que for definido no enquadramento europeu, "as empresas e as famílias correriam o risco de ficar marcadas". O aviso é do ministro das Finanças, João Leão, que está a ser ouvido esta terça-feira, na comissão parlamentar de Orçamento e Finanças, na Assembleia da República.

"Tomar decisões fora do quadro da EBA [Autoridade Bancária Europeia] seria muito complicado para o país", defendeu o ministro das Finanças, em resposta aos deputados do PS e do PSD. O governante frisou que tanto as famílias como as empresas poderiam ter depois mais dificuldade em aceder a financiamento. O mesmo poderia acontecer aos bancos, que "correriam o risco de ficar marcados e ter dificuldades", vendo os seus rácios de capital afetados.

Elogiando o facto de tanto o PSD como o PS estarem de acordo com a necessidade de seguir o enquadramento europeu, o ministro assegurou que o Executivo está a "fazer um levantamento para perceber as implicações do fim das moratórias", previsto para setembro.

Leão disse que "nos países onde já terminaram as coisas correram melhor do que se antecipava" e deu como resposta os instrumentos de capitalização que estão a ser disponibilizados às empresas. Além disso, somou, "será preciso perceber como recupera o turismo e alojamento no verão e em que condições chega a setembro para fazer face ao fim das moratórias", disse ainda.

Mariana Mortágua, deputada do BE, levantou o problema das moratórias concedidas às famílias nos empréstimos à habitação, pedindo medidas para assegurar que não haverá em setembro "uma onda de despejos". João Leão assegurou que o Governo está atento a esta questão e disse que esse é um problema que será acompanhado.
Ver comentários
Saber mais João Leão Portugal Assembleia da República moratórias
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio