Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Constâncio: "As taxas de juro irão começar ciclo de aumentos"

Em vésperas de reunião de política monetária, o antigo vice-presidente do BCE Vítor Constâncio afirma que as taxas de juro vão mesmo subir, mas pede gradualismo na medida, dados os impactos da guerra na Ucrânia, já de si recessivos.

Negócios jng@negocios.pt 08 de Março de 2022 às 09:16
O antigo vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) Vítor Constâncio afirma que "as taxas de juro irão iniciar um ciclo de aumentos" para travar a escalada dos preços na zona Euro, mas, em entrevista ao Eco, defende um "sensato gradualismo" da medida, pelos efeitos já recessivos da guerra na Ucrânia. 

A posição de Vítor Constâncio surge nas vésperas da reunião de política monetária do BCE marcada para esta quinta-feira. Com a inflação a atingir máximos históricos (5,8% em fevereiro) e a guerra na Ucrânia (com as sanções impostas à Rússia) a prejudicar a economia da zona euro, há uma grande expectativa quanto aos próximos passos do BCE.

"A política monetária restritiva deverá respeitar um sensato gradualismo, dependente da evolução dos mecanismos internos de amplificação da inflação importada. Não restem, porém, dúvidas que as taxas de juros irão iniciar um ciclo de aumentos como resposta aos mecanismos internos que alimentam a dinâmica inflacionista", disse o antigo governador do Banco de Portugal. 


Ver comentários
Saber mais BCE Vítor Constâncio Banco Central Europeu Ucrânia economia negócios e finanças macroeconomia mercado monetário banco central juros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio