Notícia
Centeno satisfeito com despesa pública "bastante abaixo" do previsto
Numa conferência organizada pela UGT, o ministro das Finanças mostrou regozijo com o "bom caminho das contas públicas" e com o facto de a despesa pública estar "bastante abaixo" daquilo que o Governo previa.
O ministro das Finanças, Mário Centeno, disse esta segunda-feira, 30 de Maio, que os indicadores económicos relativos a Abril e a Maio mostram que "estamos no bom caminho", designadamente em relação ao "saldo primário das contas públicas que, até Abril, atinge mais de 35% do objectivo anual".
Em declarações proferidas no âmbito de uma conferência organizada pela UGT, Centeno salientou a importância deste dado com o facto de no ano passado, por esta altura, o anterior Governo ter assegurado somente "28% desse objectivo".
Mário Centeno regozijou-se ainda com a evolução da despesa pública, que "está bastante abaixo daquilo que está previsto [pelo Governo] para o conjunto do ano". Segundo dados do próprio Governo, a execução orçamental entre Janeiro e Abril deste ano levou a um crescimento da despesa de 0,7%, um valor bastante abaixo do aumento de 5,7% antecipado pela equipa governamental liderada por António Costa.
Este domingo, à chegada à Alemanha, o Presidente da República também destacou a evolução do saldo primário, apontando o "resultado apreciavelmente simpático, no sentido em que há uma contenção de despesas", com Marcelo Rebelo de Sousa a considerar que até Abril a execução orçamental não suscita preocupações para o lado de Belém.
Ainda assim, Centeno não deixou de reconhecer que "Portugal enfrenta algumas dimensões adversas que considero cíclicas", apontando o "entorno económico que se pauta nos últimos meses por revisões em baixa das previsões económicas dos nossos maiores parceiros económicos" e ainda as "situações de gravíssimas crises nalguns dos maiores mercados das nossas exportações".