Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Schäuble sobre a Grécia: Os riscos de contágio já desapareceram

O ministro das Finanças alemão disse na conferência de imprensa que a Grécia continua no euro e na Europa e que tudo se continuará a fazer para que os gregos ultrapassem a situação difícil em que estão.

20 de Maio - Schäuble em entrevista ao Wall Street Journal e ao Les Echos
“Sabendo que há a tendência de escrever as declarações de ministros das Finanças na pedra, teria de pensar muito bem antes de repetir isso [incumprimento da Grécia] nas actuais circunstâncias.
Reuters
Negócios 27 de Junho de 2015 às 21:09
  • 5
  • ...

"O que decidimos hoje foi não estender [o segundo] programa grego. Não decidimos que a saída da Grécia do euro", disse o ministro alemão das Finanças Wolfgang Schauble (na foto) na conferência de imprensa a seguir ao Eurogrupo extraordinário deste sábado 27 de Junho.

 

Sobre os riscos de a actual situação na Grécia afectar outros países do euro Schauble disse que "os riscos de contágio já desapareceram há anos" mas que a Zona Euro adoptará as medidas necessárias para garantir a estabilidade do euro.

 

Quanto ao que pode acontecer na segunda-feira aos bancos gregos, o ministro alemão afirmou que se os bancos gregos não tiverem liquidez suficiente haverá consequências, alertando que se antecipam dias difíceis para a Grécia.

 

Recusou-se a especular sobre a possibilidade de o BCE aumentar de novo o apoio aos bancos gregos na segunda-feira dizendo que essa é uma decisão do BCE.

 

Durante este sábado tem-se assistido a longas filas nos multibancos na Grécia, reflectindo o receio de que o BCE não continue a aumenta o seu apoio. A cedência de liquidez à banca grega através da assistência de emergência que tem mantido os bancos abertos.

 

O Eurogrupo que decorreu este sábado dia 27 de Junho em Bruxelas tinha como objectivo concluir as negociações com a Grécia, mas acabou por ser apanhado de surpresa com o anuncio, na sexta-feira, de que o Governo grego pretenda realizar um referndo para perguntar aos gregos se concordavam com as propostas das instituições.

 

Wolfgang Schauble disse que a decisão deste sábado foi a de não estender o programa, considerando também que foi o governo grego que interrompeu as negociações com as instituições, conhecidas como troika. 

Ver comentários
Saber mais Wofgang Schauble Grecia cris egrega crise no euro contágio
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio