Notícia
Merkel prepara defesa de empresas alemãs contra ofertas de compra de fora da UE
O governo alemão está a preparar regras mais apertadas para proteger as empresas alemãs de eventuais "takeovers" por companhias extra-comunitárias.
O governo alemão está a preparar regras mais apertadas para proteger as empresas alemãs de eventuais "takeovers" por companhias extra-comunitárias, avança a Bloomberg esta terça-feira.
A nova legislação permitirá ao governo liderado por Angela Merkel vetar negócios que constituam "interferências potenciais" nos interesses da Alemanha, referiu uma fonte governamental anónima à Bloomberg.
A atual legislação apenas permite ao Executivo germânico bloquear operações que sejam consideradas como consituindo uma ameaça à segurança.
As novas regras permitirão ainda às autoridades alemãs restringir o acesso ao "know-how" das empresas enquanto as propostas de aquisição estão sob apreciação das entidades competentes.
A Bloomberg refere que o governo pretende incluir as alterações na Lei do Comércio Externo já esta quarta-feira. Os detalhes da legislação foram noticiados anteriormente pelo grupo de media Funke.
Estas medidas surgem numa altura em que o impacto da pandemia da covid-19 gera receios junto do governo alemão de que algumas empresas consideradas críticas para o país fiquem vulneráveis a aquisições por companhias estrangeiras.
Na segunda-feira, um estudo da Coface estimava que o número de falências de empresas na Alemanha aumentasse 11% este ano devido à pandemia da covid-19.