Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

JP Morgan: Fuga de depósitos nos bancos gregos aumentou 50% na semana passada

A fuga de depósitos nos bancos gregos aumentou 50% na semana passada que antecedeu o Eurogrupo. A manter-se este ritmo, os bancos só têm colateral suficiente para pedir novos empréstimos para mais oito semanas.

Portugal, Espanha e Itália recordados na manifestação de Atenas
23 de Fevereiro de 2015 às 11:30
  • 12
  • ...

A corrida aos depósitos na Grécia sofreu um forte aumento nos dias que antecederam o Eurogrupo da passada sexta-feira.

 

A fuga de depósitos nos bancos gregos aumentou 50% na semana passada face à anterior. No total, fugiram três mil milhões de euros dos bancos gregos na semana que antecedeu o acordo de princípio para a Grécia, segundo uma estimativa do JP Morgan citada pela Reuters esta segunda-feira, 23 de Fevereiro.

 

A manter-se este ritmo de fuga de depósitos, os bancos gregos têm colateral suficiente para assegurar financiamento para mais oito semanas, face às 14 semanas da semana anterior.

 

Segundo as contas do JP Morgan, os bancos têm um máximo de 108 mil milhões de euros disponíveis através do Banco Central Europeu (BCE) e do banco central grego. Até ao momento, já usaram 85 mil milhões de euros, restando 23 mil milhões para assegurar a sua liquidez.

 

Em apenas três dias da semana passada, entre quarta e sexta-feira, na contagem decrescente para o Eurogrupo, as fugas de depósitos ascenderam a dois mil milhões de euros, segundo fontes da banca consultadas pela Reuters.

 

Foi precisamente para esta fuga de depósitos que o presidente do Banco Central Europeu (BCE) chamou a atenção na passada semana. Mario Draghi alertou o Eurogrupo na sexta-feira que os bancos gregos estão à beira de entrar em colapso, avançaram fontes da AFP.

 

A corrida aos depósitos nos bancos gregos já alcançou os 25 mil milhões de euros desde o início do ano.

Ver comentários
Saber mais Grécia Banco Central Europeu Eurogrupo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio