Notícia
Inflação em França e Espanha surpreende pela positiva
A inflação em duas das maiores economias da Zona Euro - França e Espanha - ficou abaixo das expectativas dos analistas, o que alguns veem como um argumento extra para que o Banco Central Europeu (BCE) volte a reduzir as taxas de juro na reunião de abril.
A inflação em França e Espanha, duas das maiores economias da Zona Euro, ficaram abaixo das expectativas dos economistas, o que leva alguns analistas a antecipar que o Banco Central Europeu (BCE) possa voltar a cortar as taxas de juro em abril.
Em França a inflação em março manteve-se nos 0,8%, contrariando as previsões dos analistas que apontavam para uma aceleração para 0,9%, segundo os dados provisórios divulgados esta sexta-feira. Este é o sétimo mês consecutivo em que a inflação francesa se mantém abaixo da meta de 2% do BCE.
Já no país vizinho, a inflação abrandou para 2,3%, menos uma décima do que os 2,4% esperados pelos analistas e bastante abaixo dos 3% observados em fevereiro. O índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC), que permite a comparação entre os diversos países, recuou para 2,2%, muito abaixo dos 2,6% antecipados pelos economistas e sete décimas abaixo dos 3% registados no mês anterior.
A forte desaceleração na inflação espanhola foi impulsionada pela quebra nos preços da eletricidade e, em menor medida, pelos preços dos combustíveis.