Notícia
França entra na terceira recessão em quatro anos
Economia francesa contraiu 0,2% no primeiro trimestre do ano, depois de ter registado igual desempenho nos últimos três meses do ano passado.
A economia francesa voltou a entrar em recessão técnica no primeiro trimestre deste ano, como PIB a contrair 0,2% face aos três meses anteriores, período em que já tinha registado uma queda de igual dimensão. Os dados foram piores do que o esperado, já que os economistas apontavam para uma contracção de 0,1%.
Esta é já a terceira recessão técnica (período de dois trimestres consecutivos de queda em cadeia do PIB) da economia francesa no espaço de quatro anos.
Como nota a Bloomberg, este dado servirá para penalizar ainda mais a popularidade do presidente François Hollande, que cumpre precisamente esta quarta-feira um ano desde que chegou ao Eliseu. Com o número de pessoas à procura de trabalho em níveis recorde (3,22 milhões), Hollande enfrenta os níveis de popularidade mais baixos de sempre.
Os dados hoje revelados pelo instituto de estatística francês mostram ainda que a segunda maior economia da Zona Euro estagnou em 2012. As previsões dos economistas apontam para que em 2013 o PIB registe uma quebra de 0,3%, ainda que as projecções do Governo de Hollande apontem para um crescimento de 0,1%.