Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Chipre põe termo às restrições de capitais

As restrições de capitais foram implementadas em 2013, no âmbito do resgate financeiro ao país. Na sexta-feira, o presidente de Chipre anunciou a eliminação das restrições que ainda perduravam.

Negócios 06 de Abril de 2015 às 10:49
  • ...

Nicos Anastasiades, presidente de Chipre, anunciou na última sexta-feira, 3 de Abril, que as restrições que ainda vigoravam na circulação de dinheiro para fora do país terminam esta segunda-feira, 6 de Abril. O responsável salientou que esta decisão representa a restauração total da confiança no país e no sistema financeiro, de acordo com a agência AFP.

 

Chipre foi alvo de uma medida sem precedentes na Zona Euro, aquando do resgate, e que passou por uma restrição do movimento de capitais. Os bancos cipriotas estiveram assim fechados durante 11 dias para prevenir uma fuga de capitais. E mesmo após a sua reabertura, várias restrições de levantamento continuaram a vigorar durante alguns dias. Entretanto foi determinado um limite diário de levantamento de 300 euros para os particulares e de cinco mil euros para as empresas.

 

O presidente de Chipre anunciou ainda um investimento superior a 300 milhões de euros para ser aplicado em projectos de infra-estruturas e para impulsionar o mercado de trabalho. O objectivo é animar a economia que, desde o resgate, sofreu fortes quebras e numa altura em que o desemprego se situa em torno dos 16%.

Ver comentários
Saber mais Chipre Nicos Anastasiades controlo de capitais Zona Euro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio