Notícia
Alemanha desilude com crescimento de 0,1% no primeiro trimestre
Maior economia europeia escapou por pouco continuar em recessão, com o PIB a crescer apenas 0,1%, quando os economistas estimavam uma expansão de 0,3%.
A economia alemã saiu da situação de recessão técnica, mas a evolução desiludiu, já que o PIB da maior economia europeia cresceu apenas 0,1%, quando as expectativas apontavam para uma expansão de 0,3%.
Além disso a evolução do quarto trimestre foi revista em baixa, com o PIB a recuar 0,7%, em vez dos 0,6% previamente anunciados.
De acordo com o Bundesbank, a recuperação da maior economia europeia terá sido atrasada pelo Inverso rigoroso, que penalizou o sector da construção e os índices de confiança dos empresários.
Este desempenho mais fraco que o previsto da Alemanha antecipa que a economia europeia terá continuado em recessão no primeiro trimestre. Os dados são esta manhã revelados pelo Eurostat e as expectativas apontam para uma queda do PIB de 0,1%.
De acordo com o instituto de estatística germânico, o desempenho da economia alemã ficou a dever-se quase exclusivamente ao consumo das famílias, já que o investimento caiu e o comércio internacional praticamente estagnou.
As previsões do banco central alemão apontam para que a economia do país cresça 0,4% este ano e 1,9% em 2014. Já o BCE, para a economia da Zona Euro, aponta para uma queda do PIB de 0,5% este ano e uma expansão de 1% em 2014.