Notícia
Economia alemã abranda em Fevereiro
A actividade económica alemã abrandou em Fevereiro, penalizada pelo abrandamento da procura mundial pelos seus produtos. O índice PMI da Markit Economics fixou-se nos 50,2 pontos quando, em Janeiro, estava nos 52,3 pontos.
O índice PMI (Purchasing Managers Index) da Markit Economics, que agrega a actividade industrial e dos serviços, da Alemanha recuou para os 50,2 pontos, de acordo com a informação divulgada esta segunda-feira, 22 de Fevereiro. Ainda que dados acima dos 50 pontos indiquem crescimento, o valor registado neste mês contrasta com os 52,3 pontos registados em Janeiro.
A Bloomberg, que cita a Markit Economics, sinaliza que o abrandamento da actividade levou a uma política de contratação cautelosa por parte das empresas, o que fez com que a taxa de criação de empregos se tenha fixado no nível mais baixo em perto de um ano.
Oliver Kolodseike, economista da Markit Economics, defende que "a economia alemã parece estar no meio de um abrandamento". O especialista citado pela Bloomberg sustenta ainda que a produção das fábricas alemãs está "próxima da estagnação".
Em 2015, o produto interno bruto alemão cresceu 1,7%, após uma expansão de 1,6% um ano antes.