Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trump ameaça UE com novas tarifas se bloco não comprar mais gás e petróleo norte-americano

O anúncio foi feito através da rede social Truth Social, detida pelo presidente-eleito, e acontece depois de o republicano já ter anunciado tarifas adicionais sobre produtos chineses, mexicanos e canadianos.

Brian Snyder/Reuters
20 de Dezembro de 2024 às 10:16
  • ...

Uma guerra comercial entre os EUA e a União Europeia (UE) pode estar no horizonte. Esta madrugada, Donald Trump ameaçou o bloco europeu com a introdução de novas tarifas sobre os produtos importados da região, caso os Estados-Membros não comecem a comprar mais petróleo e gás norte-americano.

O anúncio foi feito através da rede social Truth Social, detida pelo republicano, onde o presidente-eleito afirma que "a União Europeia tem de compensar o seu tremendo défice com os Estados Unidos através da compra em larga escala de petróleo e gás". "Caso contrário, serão tarifas até ao fim", ameaçou Trump, com direito a três pontos de exclamação no final.

Apesar de o aviso ser feito diretamente à União Europeia, os governos nacionais que compõe esta aliança não têm poder de influência sobre a origem de crude em território europeu, uma vez que a indústria de refinação da região pertence às grandes petrolíferas. A compra é feita avaliando as condições de mercado, mas, de acordo com a agência de notícias Reuters, as exportações de crude norte-americano para o noroeste da Europa atingiram máximos históricos em novembro. Para 2025, no entanto, os analistas antecipam uma queda. 

A ameaça de introdução de novas tarifas para a União Europeia acontece depois de Donald Trump já ter afirmado que pretendia impor taxas adicionais de 10% sobre os produtos chineses e de 25% sobre todos os bens importados do Canadá e do México.  

Na altura, e também através da sua rede social, Trump justificou a sua decisão com uma alegada entrada massiva de narcóticos nos EUA oriundos da China, bem como devido à entrada de imigrantes ilegais e drogas com origem nos outros dois países.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio