Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Theresa May com metade dos votos, Fox e Crabb fora da corrida na primeira votação dos conservadores

Theresa May foi a candidata à liderança dos "tories" mais votada. Liam Fox foi o menos votado e, como tal, sai da corrida. Stephen Crabb desistiu. A próxima votação é quinta-feira, 7 de Julho.

A carregar o vídeo ...
05 de Julho de 2016 às 18:46
  • ...
Theresa May foi a que recebeu maior número de votos na votação que o Partido Conservador do Reino Unido realizou esta terça-feira, 5 de Julho. Esta foi a primeira votação de uma sequência até 12 de Julho, dia em que ficarão os dois mais votados candidatos e que disputarão em Setembro a votação final. O vencedor será o próximo primeiro-ministro do Reino Unido, na sequência do pedido de resignação de David Cameron, que depois da vitória do Brexit no referendo de 23 de Junho anunciou a sua saída do Governo e da liderança do partido.

Esta terça-feira teve lugar a primeira votação nas eleições para liderar o Partido Conservador que tinha cinco candidatos. A primeira votação iria retirar já um deles da corrida. 

O menos votado, Liam Fox, com 16 votos, fica assim de fora. Segundo o The Guardian, recebeu 16 votos. 

Theresa May foi a mais votada, com 165 votos, seguindo-se Andrea Leadsom, com 66 votos, Michael Gove, com 48, e Stephen Crabb recebeu 34 votos. Após os resultados, Stephen Crabb desistiu da corrida, dando o seu apoio a Theresa May. 

A ministra do Interior, Theresa May, conseguiu assim metade dos votos dos conservadores que, segundo a ITV, não teve o voto de David Cameron. Apesar de estar nesta votação em primeiro, não significa que Theresa May será, em Setembro, a mais votada. Já aconteceu em eleições dos conservadores anteriores. A próxima votação acontece na quinta-feira, 7 de Julho, dia em que novamente o candidato menos votado sairá da corrida.

Theresa May já declarou estar satisfeita com o resultado. E já fala como futura líder, dizendo que o grande trabalho é unir o partido e o país, negociar o melhor acordo possível no seguimento da saída da União Europeia e fazer com que o Reiuno Unido funcione para toda a gente.


"Sou a única candidata capaz de entregar estas três coisas como primeira-ministra, e esta noite torna-se claro que também sou a única capaz de conseguir apoio de todo o partido conservador", declarou, citada pelo The Guardian. 

A vantagem de Theresa May é significativa, embora não garanta a eleição. No entanto, os votos baixos de Crabb - pouco mais do dobro dos conseguidos por Liam Fox - actuaram como pressão, segundo os jornais britânicos, para a sua desistência. E Michael Gove parece ter vida difícil para ainda alcançar um lugar que o permita disputar a liderança em Setembro. 

(Notícia actualizada às 18:58 com mais informações, nomeadamente reacção de Theresa May, e actualizada às 20:48 com desistência de Stephen Crabb)

Ver comentários
Saber mais Partido Conservador Theresa May Liam Fox eleições
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio