Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Reino Unido deve formalizar em Fevereiro pedido de saída da UE

A bola ainda está no campo do Reino Unido que, antes de qualquer negociação sobre o pós-Brexit, terá de accionar o artigo 50 para formalizar o pedido de divórcio da UE.

Miguel Baltazar
21 de Setembro de 2016 às 13:11
  • 4
  • ...

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques (na foto), disse nesta quarta-feira, 21 de Setembro, no Parlamento que o Reino Unido deverá accionar em Fevereiro do próximo ano o artigo que desencadeia o processo de saída da União Europeia.

 

"O Presidente [do Conselho Europeu, Donald] Tusk informou os chefes de Estado e de Governo que possivelmente - sublinho possivelmente - entregará o artigo 50.º durante o mês de Fevereiro", disse hoje a governante numa audição na comissão parlamentar de Assuntos Europeus sobre as conclusões da reunião informal que decorreu na passada sexta-feira, em Bratislava, Eslováquia.

 

Margarida Marques ressalvou que esta não é "uma informação objetiva e definitiva", mas "a tendência é essa".

 

O Reino Unido deverá accionar o artigo 50.º do Tratado de Lisboa - relativo à saída voluntária de um Estado da União Europeia -, o que desencadeará depois as negociações para estabelecer as condições para a saída de Londres da União ('Brexit'), na sequência da decisão aprovada no referendo realizado em Maio passado.

Ver comentários
Saber mais Brexit artigo 50 Margarida Marques Reino Unido Conselho Europeu referendo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio