Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pacheco Pereira: “A Europa não é um país”

O historiador e comentador político considera que a Europa fundada no pós guerra não existe mais. Como tal, não faz sentido querer unificar um espaço que já não assenta nos princípios em que foi criado.

13 de Setembro de 2013 às 17:17
  • ...

Para Pacheco Pereira, a considerar a Europa como um território único é insustentável. “A Europa não é um país”, defende, acrescentando que a concepção europeia que ainda se debate já não existe.

 

“Até há 15 anos havia um princípio da igualdade entre os Estados”, afirma o historiador. Mas esse princípio acabou com a queda do Muro de Berlim (1989) e com o fim da URSS (1991). “A partir dessa altura aconteceu um conjunto de factores que não conseguiu perpetuar os princípios base europeus”, considera o histórico social-democrata, que falava na conferência “Portugal europeu. E agora”, organizada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

 

De acordo com Pacheco Pereira, as contrapartidas de tornar a Europa num Estado federal são imensas e perigosas. “Para evitarmos uma espécie de Guerra da Secessão temos de pensar em alternativas ao federalismo”, disse o comentador.

 

O historiador indicou ainda que o euro “impede a competitividade dos países” e mais tarde ou mais cedo “as pessoas vão revoltar-se”. “A ideia do euro parecia positiva. A moeda podia não ser o obstáculo que é se outras políticas tivessem sido seguidas”.

Ver comentários
Saber mais Europa Pacheco Pereira federalismo Fundação Francisco Manuel dos Santos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio