Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ministro das Finanças sueco defende que Portugal, Espanha e Grécia não precisam de mais austeridade

O ministro das Finanças sueco defendeu hoje que Portugal, tal como Espanha e Grécia, não precisa de implementar mais cortes orçamentais.

Negócios 24 de Junho de 2013 às 09:45
  • 40
  • ...

Em entrevista ao jornal sueco Dagens Nyheter, citada pela Bloomberg, Anders Borg (na foto à direita) argumentou que deveria ser dado mais tempo a Portugal, Espanha e Grécia para que equilibrem as suas finanças públicas. O ministro das Finanças sueco entende que estes três países não precisam de implementar mais cortes orçamentais.

 

Este é mais um sinal de que a Europa pode estar a viver um momento de transição, em que cada vez mais estados membros adoptam uma postura céptica em relação à continuação de uma política de austeridade. Recorde-se que há dois meses, Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, decretou que "apesar de fundamentalmente certa", a política económica de redução de défices que está a ser aplicada por toda a Europa "atingiu os seus limites". "Politica e socialmente, uma política que é apenas vista como austeridade é claro que não é sustentável", acrescentou.

 

Na mesma entrevista, o ministro das Finanças sueco apontou as dívidas das famílias como "um factor de risco" para a economia e mostrou-se contra a proposta dos sociais democratas para aumentar a taxa marginal de IRS para os 63%, considerando que ela seria "devastadora" para o investimento. Pelo contrário, o Outono poderá trazer descidas de impostos sobre o rendimento.

 

(Notícia actualizada com mais informação da entrevista)

Ver comentários
Saber mais Europa Suécia ministro das Finanças Portugal austeridade consolidação orçamental
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio