Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Merkel avisa que saída da UE irá privar Reino Unido de benefícios

A chanceler alemã, Angela Merkel, apelou hoje ao Reino Unido para ficar na União Europeia (UE) sublinhando que perderá todos os benefícios passados e futuros do bloco se decidir sair.

1 Angela Merkel – Alemanha - 290 mil euros
REUTERS
16 de Junho de 2016 às 16:06
  • 7
  • ...
"Há uns dias, disse já o que implicaria uma saída, que tudo o que é relacionado com o mercado comum e com o benefício mútuo do Reino Unido e de todos os outros Estados membros deixaria de estar disponível para o Reino Unido", disse Angela Merkel, citada pela agência France Presse.

Todas as negociações hoje mantidas entre o bloco de 28 membros passariam no futuro a ser feitas entre uma União Europeia a 27 e um Estado exterior, afirmou ainda a chefe do Governo alemão, acrescentando: "Não consigo imaginar em que é que isso seria vantajoso".

"Não obstante, esta é uma decisão dos cidadãos do Reino Unido", afirmou a chanceler alemã.

Angela Merkel falava numa conferência de imprensa conjunta em Berlim com o primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, que expressou o seu pessimismo quanto aos resultados do referendo britânico da próxima quinta-feira, perante as intenções de voto favoráveis ao 'brexit' na generalidade das últimas sondagens.

Fico - cujo país assume a presidência rotativa da União Europeia em 1 de julho - afirmou que qualquer intervenção externa pode ser "contraprodutiva", mas acrescentou: "Apenas podemos afirmar o que desejamos. O nosso desejo é que o Reino Unido se mantenha na União Europeia".

"Quem segue os desenvolvimentos no Reino Unido tem que ser muito profissional e preparar-se para ambos os cenários", rematou.
Ver comentários
Saber mais Angela Merkel Brexit
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio