Notícia
Merkel apoia candidatura de Guindos à presidência do Eurogrupo
A chanceler alemã, que está em Madrid, apoia a candidatura do ministro espanhol da Economia, Luis de Guindos, à sucessão de Jeroen Dijsselbloem na liderança do Eurogrupo.
Angela Merkel deu nesta segunda-feira, 25 de Agosto, sinais de que apoiará a candidatura de Luis de Guindos, ministro espanhol da Economia, à presidência do Eurogrupo. Merkel está em Santiago de Compostela, onde se reuniu com o seu homólogo Mariano Rajoy.
"O governo alemão vê com agrado a candidatura de Luis de Guindos a presidente do Eurogrupo" a partir de 2015. "É um excelente ministro", disse Merkel.
Merkel elogiou também a melhoria da situação económica espanhola que, segundo afirmou, decorre das reformas "duras e difíceis" que estão a ser executadas "com ímpeto" pelo Governo de Rajoy
Quanto à situação na Alemanha, a chanceler salientou que a economia, muito criticada ainda recentemente pela sua forte orientação exportadora, assenta agora mais na procura interna, o que, em sua opinião "oferece muitas oportunidades para os outros países e é uma boa notícia para a Espanha."
Merkel minimizou ainda a queda do PIB alemão no segundo trimestre, que atribuiu a factores sazonais e ao impacto das incertezas geopolíticas, que persistem, designadamente na vizinha Rússia. Ainda assim, antecipa que, para o conjunto do ano, a taxa de crescimento será positiva.