Notícia
Líderes da UE adoptam orientações para o Brexit em menos de 15 minutos
Os líderes europeus não precisaram de mais de um quarto de hora para adoptar as directrizes da União para as negociações com o Reino Unido.
Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia a 27 adotaram hoje, em Bruxelas, as grandes linhas orientadoras para as negociações com Londres com vista à concretização da saída do Reino Unido do bloco europeu.
No primeiro Conselho Europeu formalmente com formato a 27, os líderes europeus não precisaram de mais de um quarto de hora para adoptar as diretrizes da União para as negociações com o Reino Unido, como constatou o presidente da Comissão Europeia.
"Unidade em acção: a UE27 adoptou as orientações sobre o artigo 50.º em menos de 15 minutos", escreveu Jean-Claude Juncker na sua conta na rede social twitter.
#EUCO: Unity in action: #EU27 adopt #Article50 Guidelines in less than 15 minutes. #Brexit
— Jean-Claude Juncker (@JunckerEU) 29 de abril de 2017
Também o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou na mesma rede social a celeridade com que os chefes de Estado e de Governo adoptaram "unanimemente" os grandes princípios orientadores para as discussões com Londres que decorrerão ao longo dos próximos dois anos, afirmando que está pronto um "mandato político firme e justo para as negociações do Brexit".
Guidelines adopted unanimously. EU27 firm and fair political mandate for the #Brexit talks is ready. #EUCO
— Donald Tusk (@eucopresident) 29 de abril de 2017
Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia a 27, entre os quais o primeiro-ministro António Costa, estão hoje reunidos, em Bruxelas, numa cimeira destinada à adoção das orientações para as negociações com Londres, com a presença do negociador-chefe da UE, Michel Barnier, a quem será posteriormente dado um mandato para conduzir as negociações em representação dos "Vinte e Sete".
O mandato para Barnier deverá estar pronto até 22 de maio, mas as negociações só deverão arrancar depois das eleições no Reino Unido marcadas para 08 de junho.
Cimeira para marcar unidade
Antes do início da cimeira, o chefe negociador da UE para o ‘Brexit’, Michel Barnier, salientou que o encontro tem como objectivo principal "marcar a unidade" dos 27.
"Este é um Conselho Europeu extraordinário que marca a unidade dos 27, que não é dirigida contra o Reino Unido, mas sim que revela que estamos juntos e queremos continuar a estar juntos", disse Barnier, à entrada para uma reunião dos líderes da UE, em Bruxelas.
Os chefes de Estado e de Governo da UE a 27 reúnem-se hoje numa cimeira, em Bruxelas, para adotar as orientações para as negociações com Londres em torno da saída do Reino Unido da UE, o chamado ‘Brexit’.
Na carta-convite dirigida aos líderes europeus, na quinta-feira, o presidente do Conselho Europeu advertiu que o futuro das relações com o Reino Unido só deve ser discutido numa fase mais adiantada das negociações em torno do ‘Brexit’, uma vez acordados os termos da separação.
Antevendo aquele que é formalmente o primeiro Conselho Europeu a 27, para a adoção das diretrizes para as negociações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, Donald Tusk defende que é fundamental tratar do passado e acautelar os interesses dos cidadãos europeus antes de discutir o futuro.
Depois de os líderes dos 27 aprovarem hoje as linhas diretrizes para as negociações, será elaborado um mandato para Barnier, que deverá estar pronto até 22 de Maio, mas as negociações só deverão arrancar depois das eleições no Reino Unido marcadas para 8 de junho.