Notícia
Espanha cresceu 3,2% em 2016
O último trimestre do ano que passou foi o 13.º consecutivo de evolução positiva para o PIB espanhol. O ano que passou encerrou com um crescimento semelhante ao de 2015, mas com desaceleração nos últimos trimestres.
A economia espanhola, principal parceira comercial portuguesa, cresceu 3,2% no ano passado, ao mesmo ritmo que tinha sido verificado um ano antes.
O resultado, dado a conhecer esta segunda-feira, 30 de Janeiro, acontece depois de 13 trimestres consecutivos de valorização em cadeia, tendo encerrado o último trimestre do ano passado a crescer 0,7% e 3% em termos homólogos.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estadística (INE), na estimativa avançada do produto interno bruto (PIB), o crescimento estabilizou entre o terceiro e o quarto trimestres (nos 0,7% em cadeia), depois de nos três trimestres anteriores ter vindo a crescer a um ritmo de 0,8%. Já em termos de variação homólogo, o crescimento abrandou entre o terceiro e o quarto trimestres (3,2% contra 3%).
Segundo o jornal Expansión, a taxa de crescimento ficou em linha com o esperado tanto pelo governo de Mariano Rajoy como pelo Banco de Espanha.
O ano de 2016 é, assim, o terceiro completo consecutivo de evolução positiva para a economia de Madrid, depois de ter encerrado 2013 com um crescimento negativo de 1,7%.
As tabelas e quadros completos, relativos ao PIB do terceiro trimestre em Espanha, serão publicados a 2 de Março.