Notícia
Economia britânica avança 0,7% no segundo trimestre
Depois de ter crescido 0,4% no primeiro trimestre, o PIB do Reino Unido avançou, entre Abril e Junho, 0,7%. O desempenho positivo da economia britânica foi impulsionado pelo aumento dos gastos dos consumidores e do rendimento disponível.
Entre Junho e Abril, a economia britânica cresceu 0,7%, em linha com as previsões. No primeiro trimestre o PIB britânico tinha já avançado 0,4%.
De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo instituto de estatística britânico, a aceleração do crescimento económico deveu-se ao aumento dos gastos dos consumidores, que cresceu 0,3%, mas também do aumento do rendimento disponível das famílias, que subiu 1,5%, principalmente devido ao pagamento de subsídios. Também as exportações cresceram, cerca de 3%, e as importações caíram 2,9%.
“A recuperação parece estar a fortalecer-se e é provável que os dados do terceiro trimestre sejam ainda mais firmes”, afirmou Philip Shaw, economista da Investec Securities, à Bloomberg.
Apesar de a economia britânica estar a dar sinais de recuperação, o Banco de Inglaterra enfatizou esta semana a decisão de manter as taxas de juro em mínimos até que o desemprego diminua para pelo menos 7% e o crescimento da economia seja consistente.
A par da divulgação do PIB relativo ao segundo trimestre do ano, o instituto de estatística britânico reviu ainda em alta o crescimento verificado no primeiro trimestre, de 0,3% para 0,4%.