Notícia
Cavaco pede na Roménia solução para migrantes no Mediterrâneo
"Não podemos ignorar aquilo que se passa no Mediterrâneo nem a instabilidade do leste da Europa", alertou o Presidente da República no primeiro dia da visita oficial à Roménia.
Aníbal Cavaco Silva foi à Roménia pedir uma acção dos 28 países da União Europeia que seja convergente para uma solução dos migrantes que atravessam o Mediterrâneo em embarcações sem condições.
"Não podemos ignorar aquilo que se passa no Mediterrâneo nem a instabilidade do leste da Europa", frisou o Presidente da República em declarações transmitidas pelas televisões nacionais, no âmbito da visita oficial à Roménia.
Em declarações ao lado do presidente romeno Klaus Werner Iohannis, Cavaco Silva afirmou que o Mediterrâneo é um "problema dos 28 países da União Europeia". "Não podemos continuar a permitir que milhares e milhares de seres humanos percam as suas vidas no Mediterrâneo em resultado da sua ambição de alcançar o espaço europeu", acrescentou, dizendo que tem de haver uma articulação com os países de origem dos migrantes.
"Nesse sentido, esperamos que o próximo Conselho Europeu dê mais alguns passos na distribuição dos refugiados tendo em devida conta a situação dos países", disse Cavaco Silva, em declarações transmitidas pelas televisões nacionais.
Na conferência de imprensa da visita oficial, o Chefe de Estado afirmou ainda que há um ponto em comum com a Roménia: "no plano de investimento de Juncker, os dois países convergem na necessidade de o plano vir a dar um impulso importante para a redução do elevado desemprego que existe na Europa, em particular o dos jovens".