Notícia
Cameron defende, em vídeo, manutenção do Reino Unido na UE
O primeiro-ministro britânico explica, num vídeo com a duração de perto de três minutos, por que razão é que o Reino Unido é mais forte, está mais seguro e em melhor situação mantendo-se na União Europeia.
David Cameron divulgou esta quarta-feira, 24 de Fevereiro, na página oficial do primeiro-ministro britânico no Facebook, um vídeo onde explica as razões pelas quais os ingleses devem votar a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia, quando se pronunciarem no referendo agendado para o próximo dia 23 de Junho.
Na passada sexta-feira à noite, após dois longos dias de Conselho Europeu, foi anunciado um acordo entre David Cameron e Bruxelas com vista a evitar uma saída dos britânicos da UE – o chamado "Brexit". No entanto, no próprio Partido Conservador de Cameron há vozes contra este acordo e também o presidente da câmara municipal ("mayor") de Londres, Boris Johnson, já se pronunciou em desfavor da manutenção na União Europeia.
A libra, que na sexta-feira reagiu em alta ao anúncio de acordo, tem estado agora a sofrer a pressão da incerteza, com os investidores a reflectirem os seus receios na negociação da divisa.
Também as agências de "rating" estão atentas à evolução do tema "Brexit", tendo a Moody’s e a Fitch advertido para a possibilidade de cortarem a notação soberana do Reino Unido caso o resultado do referendo aponte para uma saída da União Europeia.
On June 23rd, you'll have your say on Britain and the EU. Here's why we're stronger, safer and better off in Europe:
Posted by David Cameron on Wednesday, February 24, 2016