Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Britânicos mais perto de dizer sim ao "Brexit"

Duas sondagens divulgadas esta terça-feira voltam a alimentar o cenário de uma possível saída de Londres da União Europeia. Apesar dos alertas das instituições internacionais.

31 de Maio de 2016 às 16:22
  • ...

A mais recente sondagem realizada em território britânico dá vantagem a um cenário de saída do Reino Unido da União Europeia no referendo do próximo dia 23 de Junho.


De acordo com dois estudos de opinião da ICM, divulgados esta terça-feira, 31 de Maio, e citados pela Reuters, 45% dos inquiridos via telefone mostraram-se favoráveis à saída do país da UE, contra 42% defensores da permanência. Há duas semanas, o "não" ao "Brexit" tinha vantagem de 47% contra 39%.


Uma outra sondagem, que tem sido divulgada numa base semanal, coloca o "sim" com 47%, contra os 44% que defendem a permanência. Na semana passada, as sondagens colocavam os dois lados taco-a-taco, com 45% cada.

Nas últimas semanas têm sido várias as organizações a alertar para o impacto que pode ter uma decisão de saída da União Europeia. O Fundo Monetário Internacional avisou que o impacto do "Brexit" será "negativo e substancial", o Tesouro britânico alertou que poderá provocar uma longa recessão, e o Banco de Inglaterra prevê uma travagem da economia e o afundar da libra.

Os líderes do G7 anteciparam um "grave risco para o crescimento" e um estudo da Euler Hermes estima que Portugal pode perder 300 milhões com o "Brexit".

Em campanha pela permanência, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, sugeriu que o cenário pode colocar em risco a paz na Europa, enquanto o candidato republicano às eleições nos EUA, Donald Trump, aconselhou o Reino Unido a sair da UE.

Ver comentários
Saber mais UE União Europeia política economia negócios e finanças relações internacionais Reino Unido Brexit
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio