Notícia
Brexit: Boris Johnson e Ursula von der Leyen vão encontrar-se em Bruxelas
O primeiro-ministro britânico e a presidente da Comissão Europeia falaram cerca de duas horas esta segunda-feira à tarde para tentar desbloquear o impasse no acordo para a saída do Reino Unido da UE.
Negócios
07 de Dezembro de 2020 às 19:15
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, discutiram esta segunda-feira, por telefone, o ponto da situação nas negociações sobre o Brexit.
Num comunicado conjunto, Johnson e Leyen indicaram que as negociações serão retomadas "com vista a uma reunião nos próximos dias em Bruxelas".
Desta forma, os negociadores de ambos os lados - Michel Barnier pela UE e David Frost pelo Reino Unido - vão retomar os contactos e "preparar um documento sobre as diferenças que persistem para ser discutido numa reunião física em Bruxelas nos próximos dias".
Além das pescas, a garantia de condições equitativas no mercado único ("level playing field") e a forma jurídica de assegurar o cumprimento dessas mesmas regras são os outros obstáculos decisivos a um acordo.
Esta manhã, Barnier não se mostrou muito otimista quanto à possibilidade de um acordo ser alcançado até quarta-feira, véspera da cimeira europeia em que estaria prevista a aprovação de um acordo comercial para regular as relações entre a UE e o Reino Unido.