Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Afinal quatro dias de trabalho por semana na Finlândia não está no programa de Governo

A nova primeira-ministra referiu a ideia há cinco meses numa conferência, mas não está incluída no programa de Governo nem estará no horizonte.

07 de Janeiro de 2020 às 08:40
  • ...
Esta segunda-feira, 6 de janeiro, circulou na imprensa internacional a notícia de que a Finlândia iria propor uma semana de trabalho de quatro dias e seis horas por dia. Esta foi de facto uma ideia referida pela agora primeira-ministra, Sanna Marin, há cinco meses, mas a medida ainda não viu a luz do dia nem deverá ver nos próximos tempos. 

Segundo o site finlandês NewsNowFinland, a medida não consta do programa de Governo nem está a ser considerada para o horizonte da legislatura, de acordo com várias fontes do novo Executivo. Ou seja, a medida poderá ainda vir a ser proposta, mas para já não passa de uma ideia referida por Sanna Marin, então ministra dos Transportes, há cinco meses, num debate informal do seu partido.

Além disso, a medida referida passava por adotar uma semana de quatro dias de trabalho com oito horas ou de cinco dias mas com seis horas de trabalho e não ambas. Isso mesmo recordou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros finlandês no Twitter, notando que esta não foi uma medida proposta por Marin enquanto primeira-ministra, cargo que ocupa há cerca de um mês.
Também no Twitter, na altura desse debate informal, Marin chegou a escrever sobre o assunto, referindo que uma dessas duas hipóteses de horário de trabalho pode parecer "uma utopia hoje, mas pode ser verdade no futuro". Contudo, para já, não deverá ser esse o futuro do mercado de trabalho na Finlândia, pelo menos pela mão do Governo. 
Para a atual primeira-ministra, a mais nova da atualidade, esta será uma medida que ajudará a produtividade, tendo na altura pedido mais discussão sobre este tema. Recordando a redução do horário de trabalho para as oito horas, Sanna Marin recordou que foi o seu partido que teve essa prioridade como um objetivo social.
Ver comentários
Saber mais Finlândia trabalho horário governo Sanna Marin
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio