Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Zelensky quer implementar cessar-fogo parcial após acordo entre Rússia e Ucrânia no Mar Negro

O anúncio surge depois das negociações em separado com as delegações ucraniana e russa em Riade, na Arábia Saudita. O Presidente ucraniano quer implementar tréguas parciais no imediato. Rússia exige levantamento das sanções agrícolas.

Shannon Stapleton / Reuters
25 de Março de 2025 às 16:00
  • ...

Os EUA anunciaram esta terça-feira um acordo com as delegações ucraniana e russa para uma trégua dos combates no mar Negro, no âmbito das negociações na Arábia Saudita sobre o conflito na Ucrânia, que envolveram responsáveis dos três países nos últimos dias.

Russos e ucranianos acordaram "garantir a segurança da navegação, eliminar o uso da força e impedir o uso de embarcações comerciais para fins militares no Mar Negro", afirmou a Casa Branca, que fez o anúncio do acordo com Kiev e Moscovo em duas declarações separadas.

Os dois países em conflito vão também trabalhar em mecanismos de implementação do cessar-fogo sobre infraestruturas energéticas, como tinha sido proposto pelos EUA a ambas as partes, com os norte-americanos a trabalharem com Rússia e Ucrânia no sentido de assegurar o cessar-fogo parcial.

"Os EUA vão continuar a facilitar as negociações entre os dois lados para alcançar uma solução pacífica, consistente com os acordos alcançados em Riade", declarou ainda a Casa Branca.

O comunicado diz também que os EUA "continuam empenhados em ajudar a alcançar a troca de prisioneiros de guerra, a libertação de detidos civis e o regresso das crianças ucranianas deportadas para a Rússia".

No âmbito do acordo, os EUA vão também "ajudar a restaurar o acesso da Rússia ao mercado mundial de exportações agrícolas e de fertilizantes, baixar os custos de seguros marítimos e melhorar o acesso a portos e sistemas de pagamentos para estas transações", refere o texto.

Depois da publicação dos comunicados, Volodymyr Zelenskiy disse que vê condições para a implementação do cessar-fogo parcial, que será respeitado pela Ucrânia, embora diga que é "cedo" para saber se vai funcionar. A Ucrânia espera que os EUA monitorizem o cumprimento das tréguas, com o possível envolvimento de outros países, disse o Presidente ucraniano aos jornalistas.

Já a Rússia coloca o levantamento das sanções ocidentais impostas ao setor agrícola como condição para a cessação das ações militares no Mar Negro, refere um comunicado do Kremlin.

Estas incluem a reconexão do banco agrícola russo Rosselkhozbank ao sistema internacional de transferências bancárias SWIFT, o levantamento das sanções sobre peças sobressalentes e equipamento para maquinaria agrícola e o desbloqueio do serviço a navios mercantes envolvidos na exportação de alimentos e fertilizantes russos.

No comunicado, o Kremlin sublinha que os acordos anunciados por Washington relativos a uma trégua no Mar Negro entre Kiev e Moscovo só entrarão em vigor quando as restrições ocidentais ao comércio de cereais e fertilizantes russos forem "levantadas".

Os comunicados foram emitidos depois das longas negociações na segunda-feira entre os EUA e a Rússia em Riade, que demoraram mais de 12 horas, depois de uma reunião no domingo entre as delegações norte-americana e ucraniana, que Volodymyr Zelensky classificou como "úteis e produtivas". Os EUA e a Ucrânia reuniram-se novamente esta terça-feira.  

*Com agências

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio