Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Zona Euro está “em ponto de viragem” e “no caminho da recuperação”, diz Lagarde

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), afirma que a Zona Euro “está em ponto de viragem” e, apesar das variantes alternativas da covid-19, “num caminho de recuperação”. Ainda assim, Lagarde aponta que “é demasiado cedo” para debater o fim da ajuda do BCE.

Christine Lagarde, líder do BCE, tem pela frente a missão de manter os investidores calmos, em mais uma reunião de política monetária.
Ralph Orlowski/Reuters
14 de Junho de 2021 às 15:01
  • 1
  • ...
"Não se tiram as muletas a um paciente a menos que os músculos já estejam suficientemente recuperados para conseguir andar por si mesmo nas duas pernas. E o mesmo aplica-se à economia", resume Christine Lagarde, a presidente do BCE, em entrevista ao Politico quando questionada sobre quando será o fim da ajuda disponibilizada pelo banco central.

A líder do BCE reconhece que a Zona Euro "está num ponto de viragem e que, tendo em conta as variantes alternativas" está "no caminho da recuperação, a avançar de forma firme para regressar aos níveis pré-Covid-19". Mas, por agora, refere que "ainda é demasiado cedo para debater" o fim das ajudas.

Durante a entrevista, Lagarde aponta que, de acordo com as projeções mais recentes, o BCE "vê a Zona Euro a voltar aos níveis pré-covid-19 durante o primeiro trimestre de 2022". Mas isso não é sinónimo de que a ajuda do BCE termine nessa altura, frisa. "Não estou a sugerir que o programa pandémico de compra de ativos (PEPP) termina a 31 de março. Temos bastante flexibilidade, mas em termos de previsão económica estamos a caminhar na direção certa". Recorde-se de que o PEPP tem um envelope no valor de 1,85 biliões de euros até março do próximo ano.

Quando questionada sobre a frase que pretende que resuma o seu mandato na era pós-pandémica, Lagarde aponta para um "o nosso compromisso para com o euro não tem limite." "Foi isso que escrevi no Twitter a 18 de março de 2020, quando o Conseho tomou uma decisão sobre o PEPP. Acho que isso foi explícito e quem tem conhecimento percebeu a mensagem muito bem". 

"O apoio não tem limite quis dizer que circunstâncias excecionais requerem um programa excecional de compra de emergência. Se juntarmos tudo isso, é pesado. E acho que estivemos à altura. Não é para me gabar, mas com certeza estivemos à altura."

A presidente do BCE destaca ainda na mesma entrevista que o banco central está de olho em desenvolvimentos noutros países e áreas económicas. "Acho que é muito saudável ter uma vista panorâmica e olhar para a economia global, porque a economia global, quer seja uma economia desenvolvida ou um mercado emergente, tem um impacto em qualquer situação doméstica".
Ver comentários
Saber mais PEPP Christine Lagarde Zona Euro BCE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio