Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Viajar para a Catalunha vai ficar mais caro com novo imposto turístico

Barcelona é um dos destinos turísticos onde os viajantes terão de pagar entre um e três euros por noite de imposto turístico, de acordo com o orçamento regional.

20 de Dezembro de 2011 às 17:28
  • ...
O Governo da Catalunha anunciou hoje o lançamento de uma nova taxa que irá agravar o preço das pernoitas na região.

De acordo com os órgãos de comunicação espanhóis, o Governo da região onde se situa Barcelona deixou de apostar no corte de despesas para apostar em força no aumento da carga tributária para o seu orçamento para 2012.

Nesse sentido, os turistas que viajam para a Catalunha deverão pagar um euro por cada noite passada em hotéis até três estrelas, apartamentos e casas rurais. Nos hotéis de quatro estrelas, a taxa será de dois euros, de acordo com o orçamento hoje apresentado.

Já no caso dos estabelecimentos hoteleiros classificados com cinco estrelas e dos cruzeiros a taxa anunciada é de três euros por noite. O Governo da região pretende arrecadar 100 milhões de euros com a nova taxa.

Serão excluídos deste imposto os menores de 12 anos e as pessoas que beneficiem de viagens subvencionados por programas sociais de administrações públicas da União Europeia, escreve o “El Mundo”.

O imposto sobre o turismo não é inédito e acaba por ser uma opção para regiões com poder turístico. Roma, por exemplo, cobra uma taxa de dois euros por cada noite neste imposto.

Imposto sobre receitas médicas

Além deste anúncio, também a carga tributária sobre as receitas prescritas para compra de produtos farmacêuticos será elevada. A partir de 1 de Janeiro, todos os catalães deverão pagar um euro por cada receita, numa tentativa que o Governo de Artus Mas garante não ter como objectivo arrecadar receita mas sim impedir o abuso das prescrições médicas.

O “El Mundo” salienta que já, a acrescentar a esta taxa, se soma o aumento tarifário de 12% do título de transporte mais utilizado pelos catalães.

O número de trabalhadores públicos da Catalunha também será diminuído em 831 pessoas em 2012 face ao ano anterior.

O défice orçamental da região deverá ficar em 1,3% do PIB, a meta estabelecida para o próximo ano.
Ver comentários
Saber mais impostos turismo Catalunha Barcelona
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio